quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novela!

Fala a verdade: Quem aqui nunca acompanhou uma novela? Seja ela mexicana, das 6, das 7, etc etc.

Eu mesmo que não sou muito chegado em assistir novelas já acompanhei uma dia-a-dia, "O Beijo do Vampiro", eu realmente adorei a novela, talvez pelo fato de ser voltada para um público mais teen e não ter aquela cara clichê de "Novela das 8", onde o foco é a sociedade de modo geral e os problemas que nela infringem. Particularmente não conheço muito bem as novelas das 6 e das 7, mas a novela das 8 é algo que merece um estudo mais específico.

Se você me conhece o mínimo possível através de meus posts, deve estar se perguntando o por que de eu não gostar da novela das 8, uma vez que esta retrata "a sociedade de modo geral e os problemas que nela infringem" e eu como todo apreciador da Sociologia, acho interessantíssimo o estudo da sociedade. Ai que mora o problema, eu não sei à qual sociedade a novela das 8 se refere! Tenho certeza de que NÃO se trata da Brasileira. Talvez, a minha concepção de realidade não seja igual a dos autores da Globo, pois para mim, realidade é a situação vivida pela MAIORIA das pessoas e não uma minoria mas minoria meeeeeesmo. O que vemos nas novelas é justamente o contrário: 90% do tempo dedicado a essa minoria e aspirantes a ela, e o que sobrar a algum tipo de realidade social. Chega a ser engraçado assistir uma novela onde a maior parte dos atores são completamente diferentes do "Povão" e a maior parte do capítulo se passa em escritórios e casa luxuosas que a esmagadora maioria dos espectadores nunca nem vão chegar perto. Não estou se quer insinuando que eles não têm o direito de fazer uma novela assim, é óbvio que têm, eles só não têm o direito de vinculá-la sob a luz da "Realidade Brasileira", isso é um absurdo!

E por que então as novelas são vinculadas dessa maneira? Qual a vantagem de se produzir algo de um jeito e embalá-lo de outro? Simples: O Duplipensamento! Na obra "1984", publicada em 1949, escrita pelo escritor inglês George Orwell, o autor faz diversas previsões acerca do futuro da população mundial no tão distante ano de 1984. Uma delas seria a criação de algo como um ministério dentro do Governo que teria como única função a criação e o desenvolvimento de Novelas e Seriados como forma de entreter e manipular a população. Isso mesmo, manipular, moldar a cabeça e todos os outros sinônimos. A coisa aconteceria dessa maneira: as novelas tinham como objetivo mostrar algo que não seja a realidade da maioria miserável, algo que fizesse a Grande Massa se sentir parte da elite, ou pelo menos acreditar que um dia chegará lá. E onde entra o tal do Duplipensamento ai? O Duplipensamento consiste no ato de acreditar em duas verdades diferentes e muitas vezes antagônicas, no caso as pessoas acreditam na realidade em que vivem e também na "realidade" fabricada pelo Ministério, e assim sempre que perguntadas as pessoas combinam as duas verdades e se transformam em verdadeiros conformistas. É até plausível uma pessoa se conformar, pois na "realidade" do Ministério a realidade de verdade quase não existe, e se existe basta se conformar que no final tudo da certo.

E ai, sentiu alguma semelhança? Não é estranho encararmos como realidade absoluta situações de cotidiano tão antagônicas se comparadas às nossas? O papel desempenhado pela novela das 8 é de causar desconfiança, para que você telespectador sempre desconfie de quem lhe diz que você nunca fará parte dessa minoria, ou que você NÃO é essa minoria, por mais que eles lhe pareçam mais familiares que seus próprios parentes a maior parte de nós jamais chegará a ser um deles. Desconfiança de tudo que estiver fora da "realidade" e de tudo que contradizer o Conformismo e o Ortodoxismo.Para que você ache um absurdo o Aquecimento Global e ache super natural pessoas viverem como animais em favelas, e o pior, que elas estão lá porque querem. Para que você na hora que achar que tem algo errado e que está na hora de agir, se espelhar nos personagens "perfeitinhos" das novelas que jamais fariam algo além de tomar outro banho de mar ou fazer compras no Shopping.


Tche

Nenhum comentário: